quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ATENÇÃO!!! STAR WARS EM 3D NOS CINEMAS EM 2012




Escrito por Jedi Master   
Ter, 28 de Setembro de 2010 23:46


Star Wars aconteceu há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante. Agora terá  lugar em uma outra dimensão: 3-D. 
A Lucasfilm decidiu reprocessar a série neste formato e liberar os filmes NOS CINEMAS em 2012, começando com a nova trilogia iniciada em 1999 com o episódio I - A Ameaça Fantasma. É apenas um sexto da notícia que os fãs de Star Wars estão à espera em ouvir, mas é o primeiro passo para converter todos os episódios em 3D.
"O processo é muito extenso, e nós queremos nos certificar de que cada um dos filmes recebe a atenção que precisa, então não estamos prontos para falar sobre os padrões de lançamento dos outros filmes", diz o porta-voz da Lucasfilm Lynne Hale.




A mais alta qualidade 3-D é realizada em fotografar com câmeras que captura duas imagens simultaneamente, assim como os dois olhos humanos, sendo que este foi o processo utilizado para o filme Avatar. Mas os filmes que não são originalmente filmado com câmeras 3-D, como a série Star Wars, pode sofrer um retoque computadorizado que cria a ilusão de profundidade.


Ela exige que cada imagem do filme seja digitalizado e ligeiramente ajustado para criar duas imagens, como se fosse a câmera fosse os olhos. Quando essas imagens são projetadas em uma tela e visualizados através de lentes polarizadas, o cérebro percebe as três dimensões.


Mas quando o processo estiver apressado, pode - em termos de Star Wars - dar às pessoas "um mau pressentimento sobre isso."


Alguns filmes recentes de 2-D, como o "Clash of the Titans" (remake) e "The Last Airbender", foram rapidamente convertidos, pouco antes de seus lançamentos para explorar a popularidade (e preços mais elevados do bilhete) de uma experiência 3-D, mas o público tem criticado a baixa qualidade da apresentação. Mesmo o implacável expert em 3-D Jeffrey Katzenberg, da DreamWorks Animation tem desprezado tais mudanças rápidas como desleixadas.


É por isso que Lucasfilm está sendo cautelosa e não trava-se em um cronograma rigoroso. Mesmo a época aproximada de lançamento para The Phantom Menace, em 2012 está sendo deixada em aberto.
Para supervisionar a conversão da série o Cavaleiro Jedi de imagens digitais: John Knoll, supervisor de efeitos visuais da Industrial Light & Magic (e coincidentemente o co-criador, com seu irmão, do Adobe Photoshop).


Ele descreveu o processo de converter os filmes como uma parceria entre um artista humano e a precisão digital de um computador, primorosamente estudando e ajustando cada frame.
"Você está gerando um segundo olho sintético", disse Knoll. "Você descobre onde os limites de objetos estão na cena e qual é a distância para a câmera, e você está usando essas informações para gera-la (3-D)."


Só assim a maior parte do trabalho pode ser feito automaticamente pelo computador, e mesmo assim tem que ser estudado de perto por um ser humano. "Se você vê um objeto redondo, que está reconstruindo o que está por trás disso", disse Knoll, uma vez que ambos os "olhos" vêm uma perspectiva ligeiramente diferente do que a imagem 2-D permitida.


Embora as "prequels" foram feitas mais recentemente que a trilogia original, converte-las pode ser mais complicado porque há mais complexidade nos efeitos de fundo. 


Knoll cita uma cena de perseguição no trânsito de uma cidade (Coruscant) flutuante galáctico em Ataque dos Clones "como um desafio particular. "Há milhares e milhares de imagens voando", diz ele. "Mas a coisa agradável sobre estéreo (visual) é que você consegue esse efeito maravilhoso envolvente, se feito da maneira correta."


Fonte: www.usatoday.com


Extraído do site Universo Star Wars, em 29/09/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!