terça-feira, 8 de novembro de 2011

ESSE VAI PASSAR PERTO!

Foto divulgada pela NASA
Nasa divulga nova imagem de asteroide que passa esta terça perto da Terra
Por O Globo (ciencia@oglobo.com.br) | Agência O Globo – 2 horas 14 minutos atrás

RIO - Um asteroide de 400 metros de diâmetro batizado de 2005 YU 55 passará perto da Terra nesta terça-feira. Ele ficará mais próximo do que a Lua, dando a cientistas uma chance rara de estudar o corpo celeste. A previsão é que o fenômeno ocorra às 21h28m, quando o YU 55 ficará a pouco mais de 320 mil quilômetros do nosso planeta.

- É a primeira vez desde 1976 que um objeto desse tamanho passa tão perto da Terra - disse Scott Fisher, o astrônomo da Fundação Nacional de Ciências, dos Estados Unidos.

O asteroide, porém, somente será visível no Hemisfério Norte. Além disso, não será possível observá-lo a olho nu, passando rápido demais para ser acompanhado pelo Telescópio Espacial Hubble.

Tragetória prevista do asteróide (clique na imagem para ver o movimento do astro)
Cientistas garantem que não há risco de colisão com a Terra, de acordo com modelos de computador que fizeram cálculos para os próximos cem anos.

A Nasa pretende recolher em 2020 amostras de um asteroide conhecido como 1999 RQ36. O Japão também pretende lançar em 2018 uma missão para recolher amostras de um asteroide.


________________________
NOTA DO DARTH: Se ele vai passar tão perto assim, será que a gravidade da terra pode alterar a rota do asteróide e desacelerá-lo? Como é que eles avisam o povo com tão curto espaço de tempo? Se por acaso (e somente por acaso), ele vier mais devagar? Esse pessoal da NASA só trabalham com modelos de previsão? Se previsão fosse garantia de alguma coisa...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

CHAMADA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...