sábado, 5 de junho de 2010

UM ANO E DOIS MESES DE COLUNA DO DARTH METRIUS

Antigo Logo e Avatar do Darth Metrius no JediMaster.com.br

Por Darth Metrius
Faz um ano e dois meses que publiquei, no antigo Portal Jedi Master, o meu primeiro artigo da antiga Coluna do Darth Metrius, e de lá para cá muita coisa escrevi e muita história eu contei.
Nitidamente passei por três fases. A primeira foi a fase de crítica social e Star Wars, a segunda fase foi de História e Star Wars (particularmente para mim a melhor), e a terceira e última fase foi a da Filosofia e Star Wars.


Em nenhum destes momentos eu pensei em estabelecer estes ciclos, no entanto, ao escrever este artigo, eu fico a imaginar que tipo de ciclo pode-se iniciar agora após aproximadamente um ano de Coluna do Darth Metrius. Confesso que não percebi este tempo passar, e cada mês que publicava um artigo, sempre me deparei com a preocupação de ter escrito algo de que as pessoas e principalmente os fãs de Star Wars gostassem de ler.
Alguns dos artigos tiveram um grande impacto nos usuários do portal:
O primeiro artigo, intitulado Star Wars, Brasil, Política e uma Jedi Tupiniquim, foi a minha estreia como colunista do Jedimaster.com.br, e nele eu fiz uma crítica sobre a forma como os fãs brasileiros lidam com o objeto de sua devoção. Foi um artigo elogiado e bastante comentado. Se alguém ainda não o leu, eu recomendo a sua leitura. Nele eu fiz uma homenagem despropositada e sem compromisso com alguns fãs de Star Wars no Brasil e até a 501º Legião Imperial – Divisão Brasileira.
Neste meio tempo, aproveitei para, em Junho de 2009, alfinetar os fãs de Jornada nas Estrelas, com o artigo La Guerra de las Galáxias: Uma paródia sobre Star Wars X Star TrekNela comentei sobre a produção do mais recente filme da franquia Star Trek e de como os diretores e atores eram fãs declarados de Star Wars, o que deixou muitos trekkers irritados e, por consequência, antipáticos ao filme. Além disto, salientei a recente produção do filme FanBoys e os vídeos na Internet que tratam do tema e da eterna rivalidade entre James T. Kirk e Han Solo.
Mas foi o artigo O Palpatine Necessário que mais causou debate até aquele momento. Nele eu fiz uma crítica a política nacional, mas também fazendo uma defesa da necessidade de figuras fortes e honestas no governo, com pulso forte como o do personagem Palpatine, em Star Wars.O artigo resultou em um frutífero debate entre mim e a Dumay Isiro, uma das mais importantes membros do atual Portal Universo Star Wars, e que na época defendeu uma outra postura muito bem argumentada. Pena que não temos uma cópia dos comentários da época, pois seriam um excelente Review.
Mas O Palpatine Necessário encerrou um minha primeira fase e iniciou a fase seguinte. Este artigo foi a motivação para a criação da Série Paralelos, onde dispensei muita energia e de onde obtive muito prazer em gastar horas em pesquisa histórica e sobre cada um dos filmes da Saga. Iniciando com a primeira parte, A República, teci uma enorme quantidade de paralelos entre ao que vimos na Grande Tela e na História Geral de nosso pequeno planeta Terra. Ao longo dos seis artigos, passando pela República, Império, Aliança Rebelde, Confederação, pela vida de Anakin Skywalker e terminando nas Batalhas, a série Paralelos solidificou a Coluna do Darth Metrius como uma importante parte do Portal Jedi Master e garantindo a sua permanência no atual Universo Star Wars. Alguns dos artigos foram bastante comentados e alguns deles foram premiados com as belas análises de Padmé Skywalker, outra importante membro do Portal.
A série Paralelos se encerra, mas dá espaço para um novo ciclo. Com o artigo Vader: Um Arquétipo do Ser, a coluna ganha um novo rumo. Abordando um tema mais filosófico, diferente da abordagem dada no artigo sobre Anakin em Paralelos, o tema aprofundou-se em aspectos mais psicológicos e antropológicos do personagem, e tratando das muitas características da personalidade de Vader e como ela traduz de forma reflexiva as muitas identificações dos fãs com o maior vilão da história do cinema e maior personagem da Saga.
Hoje, 05 de Junho de 2010, quero comemorar este aniversário dando parabéns a todos no Portal Universo Star Wars, pelo prestígio dispensado, parabéns pelo nosso Jedi Master André, criador do maior Portal da Internet brasileira dedicado aos fãs de Star Wars, por ter me dado a oportunidade de escrever para todo o Brasil. Parabéns ao amigos e colegas, que mensalmente lêem meus artigos e comentam cada vez que a coluna é atualizada, em especial menção a Dumay Isiro, Mestre Gabriel e Padmé Skywalker, que são leitores assíduos, mas sem esquecer todos os demais que sabidamente também acompanham, porém a minha memória não me ajuda a lembrar.
Ao terminar este pequeno artigo comemorativo, apenas desejo que a Coluna do Darth Metrius, atual Blog Sithlord.com.br, possa continuar por mais tempo e assim eu também possa continuar a compartilhar com outros fãs e minha interpretação de Star Wars. Também desejo que assim como eu, outros fãs membros do Portal possam colocar na Internet seus pensamentos e assim ampliarmos as colunas e participações no Universo Star Wars.
Enfim, Parabéns a todos! Parabéns ao Portal Universo Star Wars e Parabéns a cada fã e entusiasta da maior Saga do Cinema Mundial, tanto aqui em terras brasucas como no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

CHAMADA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...