segunda-feira, 27 de julho de 2009

DESABAFO DE UM PECADOR INDIGNADO, MAS CRENTE

Por Demetrius Farias


Bem... Quero neste momento fazer um desabafo.
Acho que a maioria de vocês já deve ter tido notícias de como foi um dos últimos retiros de liderança no Monte Sião. Foram tantas bençãos e manifestações de Deus que em palavras não sei explicar. Mesmo as imagens das fotos que bati não expressarão a totalidade dos momentos ali vividos.
Em algum tempo atrás eu pensava que avivamento na IPM estava longe de acontecer e minha esperança de ver isto acontecer havia se esvaido. Foram muitos os fatores: O grupo de oração de jovens que se reuniam aos domingos após os cultos para buscar a presença de Deus, não faz tanto tempo, parou de reunir; uma competição carnal que havia entre duas lideranças de Jovens, apelidadas de "Banda de Lá" e Banda de Cá", uma dita cegamente espiritual e pouco inteligente (visão bastante pejorativa) e a outra tradicional, intelectual e (como os saduceus no sinédrio) detentora do poder sobre a UMP (União de Mocidade Presbiteriana); o pecado se alastrando como cancer no meio dos jovens; e o tal do "Nada haver", entraram com tudo, além de pouca oração, pouca profundidade nas escrituras, etc...


Tais fatores foram fundamentais para as tragédias atuais que vivemos.
Mas como Deus sempre reverte a maldição em Benção, no Retiro de Liderança 2007, no dia 09 de Setembro, dia que ficará marcado na história da IPM, Deus mudou algo em mim e na Igreja.
Mudou principalmente pelo fato de que (e isso se confirmou em meu coração, o que também sempre soube) mesmo tendo perdido a esperança, ainda havia uma sentelha que dizia: Deus vem em teu socorro!
Deus fala constantemente ao meu coração que ventos de poder se aproximam sobre a IPM, e principalmente entre os Jovens. Agora esta certeza se agiganta com a firme convicção de que este fato não vai mais tardar o quanto eu imaginava, e está mais próximo do que as minhas previsões mais otimistas.

Vocês já pararam pra pensar nisto alguma vez (me dirijo aos meus amigos da Igreja Presbiteriana de Manaus)? Vocês já se acostumaram a "mesma coisa todo dia" nesta cansada vida de ser crente? Ou só sou eu que estou escrevendo agora com o coração flamejando por dentro, imaginando as maravilhas que virão sobre nós em breve?
Avivamento não tem haver somente com manifestação de dons espirituais, mas sim com muito mais: Arrependimento, confissão de pecados, abandono dos ídolos, busca de Deus, Batismo no Espírito Santo, perdidos se convertendo as centenas, problemas sociais sendo resolvidos, igreja relevante, mudança da sociedade. Sempre foi assim na história dos avivamentos, porque seria diferente agora?
Vocês acham que os últimos acontecimentos e a posse que tomamos do Espaço Pedras Vivas é uma obra do acaso? Tenho certeza que não. Mas estamos tão acomodados com a vida, trabalhando, estudando, contas a pagar, mestrado pra fazer, namoro, casamento, filhos, etc... que nem mesmo nos damos conta do que se aproxima de nós como uma Tsunami impiedosa.
Sim. Comparo desta forma, mas não pensando nas tragédias que ela causa, mas sim nas bençãos que virão pela natureza desta onda avaçaladora.
Sempre me pergunto: Até quando vamos deixar de brincar com as coisas santas, e andar beirando o abismo, sem fazer diferença entre o santo e o profano? Até quando as malditas casas noturnas de Manaus vão tirar nossos jovens de nossas fileiras para brindar com o diabo com uma garrafa de Skoll no Ton Biz, Porão do Alemão, Rancho Country, etc...? Até quando não dobrareis os vossos joelhos? Até quando se deixará de ORAR pela noiva de Cristo? Até quando se fará pouco dos absolutos de Deus?
Pois serei bem sério com vocês: Eu já cansei do pecado em minha vida e membros do meu corpo, e prefiro que os salões da igreja se esvaziem de imundos e fiquem apenas o remanecente dos valentes de Davi, do que cultos onde todo os domingos nossos patrícios tomam as suas "roupas branquinhas" da mão dos diáconos para subir para o culto e ao final devolvem-nas na saída.
Mas eu creio que Deus está providenciando a sua intervenção e socorro. Pois nestes dias eu cri que muitos dos desgarrados e muitos dos que se esfriaram virão em arrependimento e choro perante Deus.
Eu sei que naquela manhã de domingo, no Monte Sião, onde não sei se ouvi com os ouvidos do coração ou com os naturais (o que sei é eu que ouvi), naquele dia 09 de setembro de 2007, naquela manhã de poder de Deus, sim, naquela manhã, Deus falou a muitos e a mim também: Aqueles que nos deixaram, irão voltar em humilhação e arrependimento, pedirão perdão aos ouvidos de todos, e aqueles que estarão sentados entre os bancos irão chorar juntos, e como o pai do Filho Pródigo, farão festa. E o Espírito se derramará sobre estes também.
Vejo que se minha esperança for só minha e nada fizer a respeito, e não colocar os meus anseios diante de Deus, nada se tornará palpável como as teclas deste teclado de computador. Esmorecer é fácil!
Mas se eu anseio de fato, o que sinto agora quando escrevo, algo de DEUS, o anseio de Deus, ah, irmãos, Deus fará independente de nós, porque sua palavra já foi proferida a respeito da IPM-Manaus.
Eu creio que uma geração de jovens de uma igreja do centro da cidade, vai colocar a sua cara e boca neste mundo e dizer: "Há um só Deus, um só Senhor, Jesus, o Cristo." O principado de Manaus estará debaixo dos pés da Igreja de Cristo aqui neste canto da Amazônia. E não será apenas a nossa geração, mas outras em nossa mesma época, igrejas irmãs, irão partilhar da mesma benção.
Quero finalizar com uma convicção e pensamento:
JOVENS da Igreja Presbiteriana de Manaus: Orem!!!
Jovens: Busquem a Palavra de Deus!
Jovens: Saiam da Caverna, como fez Elias!
Jovens: Levantem-se como um exército, pois somos soldados e servos de uma nação que não pertence a este mundo, mas deseja conquistá-lo e rendê-lo ao seu Deus. Não somos um pequeno reino, mas somos um Império que alarga fronteiras, e elas dependem de seus soldados prontos para a Guerra.
Jovens: Somos fortes e diz a Palavra de vencemos o Maligno. Isso é uma verdade!
De uma vez por todas, entendamos isso agora, ou Deus não permitirá que seu plano seja frustrado e usará a outros, no lugar de nós.
Que a Graça de Nosso Deus seja conosco!

II Crônicas 7: 14, 15

Um comentário:

  1. Concordo que precisamos nos levantar...
    dar passos de fé...
    então Deus nos usará...

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!