quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O CRISTÃO PODE ASSISTIR FILME DE TERROR?

Por Ponto Cristão
22 de fevereiro de 2013

Um grande número de pessoas acham que sim, mas e ai pode ou não pode?

Como sabemos, filmes são uma aproximidade de uma realidade ou em alguns gêneros, uma tentativa de persuadir ou interagir o telespectador a um mundo fictício. Violência, sexo explícito, satanismo, sangue, mentiras, palavrões estão presentes na maioria das produções de vídeo. Mas afinal e os filmes de terror? o que trazem de bom? o que edifica? São perguntas que muitas vezes não são analisadas por parte dos telespectadores. E o cristão, pode assistir esse gênero de filme?

Em pesquisa entre os jovens revela que de cada 10 jovens de 14 a 20 anos, 6 gostam do gênero, 2 são assumidos compulsivos em assistir filmes desta categoria.
Se analisarmos bem, a verificação indicativa do gênero "terror" é restrita em sua maioria a 18 anos, mas são poucos que analisam a orientação.
São filmes que alcançaram um recorde de público nas bilheterias sendo exaltados em sua maioria, aqui são alguns: “O Sexto Sentido”, “Estigmata”, “O bebê de Rosemary”, “Profecia”, “Fim dos Tempos” e o mais cultuado de todos “O Exorcista”, que chegou a ganhar uma reedição em 2000, sendo o único longa do gênero a ganhar duas estatuetas do Oscar.

O evangelista Norte-americano Matlock explica: “Não é à toa que você continua assustado quando o filme acaba. E o medo pode fazer com que você fique ansioso, tímido, inquieto. E esta não é a forma que Deus quer que você viva. Você também pode ter grandes pesadelos. Ora, a nossa luta não é contra a carne e o sangue, como diz Efésios 6:12-13: ‘não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes’”, destaca.
Em um forum na internet um jovem de 17 anos faz esta mesma indagação: 

"Queria questionar aos internautas evangélicos e aos Pastores se é certo ou errado o Cristão assistir filmes de terror e não se influenciar, e ter uma vida normal diante do Senhor?"

É notável essa curiosidade deste jovem para com o assunto, mas e aí é possível conviver com esses tipos de passatempos e ter uma vida espiritual com o Senhor Jesus? Somos templo do espírito santo, e devemos ter a mente de cristo. Ao ver as resposta nos deparamos com uma outra situação que por certo é muito comum entre a juventude que estão habituadas a assistirem e de forma compulsória ter uma identificação com este tipo de produção:

Imagine alguém ver o" boneco assassino",e depois sair dando punhaladas nas costas dos outros."homem aranha III",depois sair pulamdo (SIC) de prédio em prédio.Pô fala sério !!
Se o adolescente se achar influenciado pelo filme ,não veja.
Quanto à ser certo ou errado,ele já tem 17 aninhos,já sabe discernir entre o bém e o mal.Ou será que,ele questiona sobre beijo na bôca (SIC) se deve ou não?

A opinião descrita acima, revela um perfil comum, mas no entanto um pouco surpreso com a falta de espiritualidade. Quando estamos na igreja, sentimento alegria, prazer, um renovo, concorda? e quando estamos assistindo filmes do gênero sentimento medo, agonia, sensação estranha de pavor, e quem está em cristo e quer uma vida abençoada deve participar destas sensações?

Veja abaixo o depoimento de uma mãe preocupada com seu filho:

Boa pergunta. Com apenas 17 anos fez pergunta de gente grande.
Vou contar uma experiência que tive na semana passada (22/05). Estava indo pro quarto, quando meu filho, mais velho, me chamou para assistir um filme de terror (DVD). Eu disse que não, ia dormir. Quando comecei a cochilar, fui terrivelmente atacada, por 3 vezes (acordava e dormia novamente). Na 3a vez, era como se o inferno estivesse se aproximando de mim, tentei falar, não conseguia. Com muito esforço consegui. Levantei e disse pro meu filho retirar aquele filme e expliquei. Fui dormir. Quem disse... começou de novo. Orei e o Espírito Santo me deu um versículo: "sujeitai-vos a Deus, mas resistí ao diabo e ele fugirá de vós." Comecei a falar em voz alta, então fui sentindo que "a coisa" se afastou, até que senti paz, e dormi.
Penso que a pergunta foi nesse sentido. Não é questão de ter medo ou começar a fazer o que fazem no filme. É uma questão de influência espiritual. O diabo pode usar o filme para fazer elo e entrar em sua casa.

A Escritura diz em 1Co. 6:12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Então poder, até pode mas, o custo disso poderá prejudicar sua saúde espiritual e até mental. O mundo cinematográfico tem sido amplamente usado por Satanás para propagar imagens terríveis e contos e práticas diabólicas mas, ainda sim essa questão é subjetiva. (grifo meu)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!

CHAMADA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...