quarta-feira, 20 de novembro de 2013

RENATO VARGENS RESPONDE AO UNIVERSALISMO DE ED RENÉ KIVITZ

Por Renato Vargens
Título Original: MINHA REFUTAÇÃO AO UNIVERSALISMO DEFENDIDO POR ED RENE KIVITZ

Outro dia eu escrevi um texto refutando a teologia universalista defendida pelo pastor Ed Rene Kivitz. (leia aqui

Pois é, ainda que as afirmações do pastor da Igreja Batista da Água Branca tenham sido bem claras, alguns irmãos queridos visando defender a prédica do Ed Rene, afirmaram que foi não bem isso que ele disse em sua mensagem e que na verdade, ele não era universalista.

Bom, antes de qualquer coisa gostaria de afirmar que não possuo absolutamente nada contra o caráter do Ed e que minhas divergências com ele não são pessoais e sim teológicas.

Isto posto e esclarecido, vamos aos fatos: 

Kivitz em uma de suas mensagens (veja aqui) afirmou alguns pressupostos teológicos os quais divirjo. No vídeo intitulado "Um lugar à mesa" ele negou as doutrinas bíblicas e ortodoxas da soteriologia defendendo ABERTAMENTE o UNIVERSALISMO, senão vejamos: 

Em sua mensagem Ed Rene falou da ''justiça de Cristo afirmando que o pecado não é mais um critério entre Deus e os homens . Afirmou também que Hitler e Herodes estão à mesa ao lado de Jesus . Declarou que arrependimento e confissão de pecados não são critérios para assentar-se à mesa de Deus no reino celestial. Tendo como texto base João 1.29, ele defendeu que o cordeiro de Deus tirou o pecado do mundo, e que isso envolve todos os pecados de todas as pessoas, quer tenham se arrependido ou não, de modo que as pessoas podem ser salvas, sem a necessidade de se arrependerem e confiarem em Jesus.

Caro leitor como já escrevi anteriormente os que ensinam que TODOS os homens serão salvos afrontam as verdades defendidas pelas Escrituras. Segundo os universalistas, o inferno simplesmente não tem sentido, mesmo porque, todos viverão para sempre com o Senhor Jesus no céu.

Sinceramente acreditar nisso significa negar a verdade pregada por Paulo que ensinou que o salário do pecado é a morte. 

Ora, por favor, pare e pense se todos serão salvos para que então pregar o evangelho? Se todos serão salvos o inferno não existe, e se ele não existe o que fazer com os inúmeros textos bíblicos que afirmam sua existência?

Sim para contragosto dos liberais e universalistas o inferno existe! Ele é uma verdade clara e indiscutível na Bíblia. Como afirmei anteriormente eu não me alegro com o inferno. Na verdade, já até escrevi sobre isso (leiaaqui). Todavia, o fato de não gostar dele, não me concede o direito de negar a sua existência. 

Veja por exemplo o que a Bíblia tem a dizer sobre a existência do Inferno:

Mat 5:22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.
Mat 5:29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Mat 5:30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
Mat 10:28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Mat 11:23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
Mat 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas doinferno não prevalecerão contra ela.
Mat 18:9 Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.
Mat 23:15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
Mat 23:33 Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
Marcos 9:43 E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível
Marcos 9:45 E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno
Marcos 9:47 E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno,
Lucas 10:15 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno.
Lucas 12:5 Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.
Lucas 16:23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
Mat 13:42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
Mat 3:12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
Mat 25:41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para ofogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
João 15:6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
Mat 22:13 Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
Isto posto afirmo:

1-) Ed Rene e os universalistas estão errados pelo fato de que a Palavra de Deus contrapondo-se aos seus ensinos afirma categoricamente que “Os perversos serão lançados no inferno, bem como todas as nações que se esquecem de Deus.” 

2-) Ed Rene e os universalistas estão errados pelo fato da Bíblia descrever o inferno como um lugar terrível, de tormento e onde estarão por toda a eternidade todos aqueles que não tiveram seus pecados perdoados por Cristo.

3-) Ed Rene e os universalistas estão errados pelo fato da Palavra de Deus ensinar que na volta de Jesus todos os homens serão ressuscitados. Os justos para a Glória e os injustos para o castigo eterno ( Mt 25.31-46)

Prezado amigo, as referências de Jesus ao inferno, como o castigo eterno dos ímpios, formam reconhecidamente um dos temas dominantes do ensino do Messias esperado, contudo, para nossa tristeza, ao defender o UNIVERSALISMO, Ed Rene se contrapõe aos ensinos do Senhor jogando no lata do lixo verdades inquestionáveis defendidas pelos apóstolos, pelos pais da Igreja, pelos reformadores, bem como todos aqueles que fizeram e fazem da Palavra de Deus sua única e exclusiva regra de fé.

Termino esse artigo afirmando que creio piamente que a única maneira dos homens serem salvos é mediante Cristo, e que se não houver arrependimento, confissão de pecados, bem como fé no Cordeiro de Deus ninguém poderá ser salvo.

Em Cristo,

Renato Vargens

Um comentário:

  1. No livro de atos 3/19 Arrependei-vos,pois convertei=vos para serem cancelados os vossos pecados

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!