segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BREVE HISTÓRICO DA PERSEGUIÇÃO AOS EVANGÉLICOS NO BRASIL

Centro Apologético Cristão de Pesquisa, 28/01/2013
Por Renato Vargens

As primeiras informações que retratam de forma efetiva a perseguição religiosa no Brasil se remota a 1557, quando os huguenotes (calvinistas franceses) chegaram ao Rio de Janeiro com o propósito de ajudar a estabelecer um refúgio para os calvinistas perseguidos na França.

Em 10 de março de 1557, os protestantes franceses celebraram o primeiro culto evangélico do Brasil e no dia 21 de março celebraram a primeira Santa Ceia. Todavia, pouco tempo depois Villegaignon entrou em conflito com as calvinistas acerca dos sacramentos e os expulsou da pequena ilha em que se encontravam. Alguns meses depois, os colonos reformados embarcaram de volta para a França. Quando o navio ameaçou naufragar por excesso de passageiros e por ter pouca comida, cinco deles resolveram regressar. Esses cinco se sacrificaram em favor dos seus irmãos na fé. Assim que chegaram em terra foram presos: Jean du Bordel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon, André Lafon e Jacques le Balleur. Pressionados por Villegaignon, foram obrigados a professar por escrito sua fé, no prazo de doze horas, respondendo uma série de perguntas que lhes foram entregues. Eles assim o fizeram, e escreveram a primeira confissão de fé na América, sabendo que com ela estavam assinando a própria sentença de morte. Essa maravilhosa declaração de fé é conhecida como a ”Confissão de Fé da Guanabara” (1558). Em seguida, os três primeiros foram mortos e Lafon, o único alfaiate da colônia, teve a vida poupada. Os mártires do evangelho foram enforcados e seus corpos atirados de um despenhadeiro. Balleur fugiu para São Vicente, SP, foi preso e levado para Salvador (1559-67), sendo mais tarde enforcado no Rio de Janeiro, quando os últimos franceses foram expulsos.

PT QUER PLC 122 APROVADO EM 2013

Por Julio Severo

O senador Paulo Paim (PT-RS), novo relator do PLC 122, que criminaliza a crítica às práticas homossexuais no Brasil, afirmou que vai aprovar o projeto de lei ainda neste ano.

Em entrevista à Agência Senado, Paim elogiou o discurso pró-homossexualismo do presidente Barack Obama durante sua posse na semana passada, e prometeu que o Brasil vai ver o PLC 122 virando lei neste ano.

Ele disse: “Vou trabalhar muito por esse projeto. 2013 vai ser o ano da aprovação do PLC 122”.
O militante do PT louvou Obama por se declarar a favor da agenda do sexo fecal e disse que o discurso foi um pronunciamento histórico.

MINISTRA ATACA EVANGÉLICOS

Ministra Luiza Bairros

Ministra diz que evangélicos querem acabar com religiões africanas

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, denunciou evangélicos que tratam com intolerância membros de religiões de matriz africana.

“Alguns setores, especialmente evangélicos pentecostais, gostariam que essas manifestações africanas desaparecessem totalmente da sociedade brasileira, o que certamente não ocorrerá”, disse ela.

Luiza Bairros falou com os jornalistas durante o evento em São Paulo que comemorava o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa dizendo que os ataques a membros de religiões como o candomblé e a umbanda chegaram a um nível insuportável.

É OFICIAL. J.J. ABRAMS SERÁ O DIRETOR DE STAR WARS VII



Em nota oficial, a LucasFilm por meio do site oficial, finalmente declara J.J. Abrams como o Diretor de Star Wars Episódio VII.

Depois de uma enxurrada de e-mails e telefonemas, as formalidades foram quebradas, e depois de muito tempo… Sim, J.J. Abrams vai dirigir Star Wars: Episódio VII, o primeiro de uma nova série de filmes Star Wars que serão produzidos pela Lucasfilm sob a liderança de Kathleen Kennedy. Abrams irá dirigi-lo e o vencedor do Oscar Michael Arndt irá escrever o roteiro.

“É muito emocionante ter a bordo J.J. para fazer um novo filme de Star Wars”, disse Kennedy. “J.J. é o diretor perfeito para dirigi-lo. Além de termos estes grandes instintos como cineasta, ele tem uma compreensão intuitiva dessa franquia. Ele entende a essência da experiência de Star Wars, e vai trazer esse talento para criar um filme inesquecível. ”

domingo, 27 de janeiro de 2013

GRUPO GAY AGRIDE CATÓLICOS EM CURITIBA

Por Jarbas Aragão

Demonstração de intolerância ganha repercussão na internet

Cerca de 40 anos atrás a organização laica de inspiração católica Tradição, Família e Propriedade (TFP), baseada em São Paulo atingiu seu auge, chegando a contar com mais de 1 milhão de correspondentes e simpatizantes espalhados pelo Brasil.

Com as mudanças que o país passou, ela perdeu apoio e desapareceu, como tudo que podia ser identificado com o período de ditadura. Mas sua essência resiste sob o nome do Instituto Plínio Correia de Oliveira (IPCO), uma homenagem ao seu fundador.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

JULIO SEVERO E OS CALVINISTAS PROGRESSISTAS



Por Wanderley Dantas
Título Original: Julio Severo ou Fábio Ribas – uma resposta (artigo em versão ARA)


Há certo tempo, deparei-me com mais um texto polêmico do apologeta Julio Severo, intitulado “Renato Russo ou Ana Paula Valadão?” Um texto que precisa ser avaliado, principalmente porque, mais uma vez, o autor acerta o alvo e expõe as mazelas e idiossincrasias do ainda muitíssimo imaturo e circunscrito movimento calvinista no Brasil.

Talvez, antes de continuar este artigo, eu deva apresentar abertamente o que penso de Julio Severo. Então, eu devo dizer que cobeligero ao lado dele no apoio a Israel, mas não pelos mesmos motivos de Julio e isso se explica porque temos teologias diferentes.